O Mercado Livre de energia oferece maior controle, economia, sustentabilidade e autonomia para as empresas, tornando-se uma escolha estratégica para aquelas que buscam eficiência e responsabilidade ambiental.
O Mercado Livre de Energia no Brasil é um ambiente de contratação no qual os consumidores, principalmente empresas e indústrias, têm a liberdade de escolher seus fornecedores de energia elétrica. O ML foi criado em 1998, com a publicação da resolução Nº 265 da ANEEL, que definiu as condições para a comercialização de energia elétrica no Brasil, complementada pela lei Nº 10.848/2004, que criou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), órgão que viabiliza a comercialização de energia elétrica no Brasil.
Como funciona e como as empresas podem migrar do Mercado Cativo para o Mercado Livre:
Mercado Cativo e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR): Nesse modelo, as tradicionais concessionárias fornecem energia aos consumidores. O preço da energia é regulado, e os consumidores pagam pelo consumo, taxas e diferentes bandeiras tarifárias.
Mercado Livre e o Ambiente de Contratação Livre (ACL): Aqui, os consumidores têm o poder de negociar diretamente com os fornecedores e escolher de quem comprar eletricidade. Isso vale tanto para residências quanto para empresas. As condições negociáveis incluem preço, índices de reajuste, quantidade, flexibilidade e período de abastecimento.
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Vantagens para Empresas no Mercado Livre de Energia:
Redução de Custos: A adoção do mercado livre gera, em média, uma redução de cerca de 15% na conta de energia. Além disso, as empresas podem lucrar revendendo sua energia excedente e participar da geração compartilhada.
Vantagem Competitiva: Além da economia, o mercado livre permite a gestão da energia e a contratação de eletricidade de maior qualidade, diminuindo riscos, como queima de máquinas.
Previsibilidade de Custos: Contratos de longo prazo no ACL permitem prever gastos com energia, sem interferência de bandeiras tarifárias e outros aumentos típicos do ACR.
Escolha do Fornecedor: A liberdade de escolha aumenta a competitividade, diminuindo preços e estimulando a eficiência e inovação.
Fontes Alternativas de Energia: Empresas podem optar por fontes renováveis, contribuindo para metas de sustentabilidade.
Sustentabilidade e Mercado Livre de Energia: O mercado livre possibilita a compra de energia de fontes renováveis, como usinas hidrelétricas, fotovoltaicas ou eólicas, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
A tendência global é que consumidores também exijam posturas sustentáveis das marcas que consomem, impulsionando a migração para o mercado livre. Hoje, mais de 70% das maiores empresas brasileiras, já participam do mercado livre.